Café celebra o dia e marca entrega de certificados a artesãos

Parte dos artesãos premiados pela Lei Aldir Blanc

O Dia do Artesão é comemorado em 19 de março, também por conta do Dia de São José, padroeiro da categoria. Este ano, para marcar a data, a prefeitura municipal de Irará, via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, organizou um café da manhã para artesãos do município.

O evento foi realizado nos área externa do Arquivo Público Municipal e aconteceu no domingo, dia 20. Na oportunidade também foram entregues os certificados dos 20 artesãos contemplados no Edital: Prêmio Tia Fia, realizado com saldo remanescente da Lei Aldir Blanc e destinado a artesãos da cerâmica e do cipó. 

A apresentação do evento foi conduzida pelo divulgador da cultura nordestina, Nivaldo Cruz, que também recitou poemas e cordéis. A mesa de abertura contou com falas do Prefeito, Derivaldo Pinto; do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Martins; e do artesão, Vado do Cesto. 

Presente ao evento, a professora Fátima Carvalho, que já foi presidente da ACAAPI (Associação de Arte e Artesanato Popular de Irará), se emocionou ao falar de sua satisfação e esperança ao ver o artesanato sendo valorizado no município. O artesão Zé Nogueira, também ex-presidente da ACAAPI, esteve presente, assim como Chico do Barro, Luciane Rocha, Joana Saraiva, entre outros artesãos.

Seu Vado (ao centro) recebe certificado das mãos do Prefeito (esq) e do Secretário

Mestre 

Durante o evento também foi dado um certificado especial, emitido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, ao artesão Vado do Cesto, como Mestre da Cultura Popular de Irará. A certificação foi dada em reconhecimento  ao trabalho de Seu Vado de mais de 50 anos na arte de confeccionar peças qualificadas tendo o cipó como matéria prima. 

Imagens: Divulgação

Deixe um comentário